A importância de manter um bom relacionamento com clientes vai muito além da venda. Afinal, o relacionamento com o cliente é uma das peças fundamentais para o sucesso das empresas no mercado.
E um atendimento personalizado e eficiente faz com que você consiga atender as expectativas do seu público, aumentando vendas e construindo uma base de clientes mais fiel.
Uma pesquisa global, divulgada em 2020 pelo site Terra, apontou que 74% dos clientes sentem-se fiéis a alguma marca ou produto. Destes, 52% afirmaram fazer o possível para comprar esses itens da marca que preferem.
Mas, ao passo em que isso é bom, o nível de responsabilidade para as empresas cresce, já que o nível de exigência dos atuais consumidores também subiu muito.
Então, é tempo de estreitar os laços com os seus clientes e tornar esse relacionamento mais sólido e duradouro com o uso de táticas e tecnologias adequadas. Confira as dicas da Absoluta Tecnologia.
Importância do relacionamento com o cliente
Para 80% dos brasileiros que participaram da pesquisa, o bom atendimento é o motivo pelo qual eles optam por uma marca, empresa, produto ou serviço em vez de outro.
E um ponto importante a se avaliar é que ele se sobressai inclusive ao preço, que foi citado por 62% dos entrevistados.
Mas atender as expectativas desse público não é tão simples. Como citamos, o relacionamento não se restringe ao vender, pois há o pré e o pós-venda também, essenciais para atender as necessidades dos públicos e a satisfação dos clientes.
Afinal, cerca de 50% dos entrevistados citaram que migrariam seu interesse para outras marcas caso recebessem um mau atendimento.
Agora, se essa situação se repetisse, com diversas experiências malsucedidas, o número chega a 80%. Então chegou a hora de a sua empresa se prevenir e investir no bom relacionamento com o público.
Conheça 4 táticas para aprimorar o relacionamento com o cliente
O seu negócio depende dos seus clientes. Então, manter um relacionamento saudável com o seu público é um dos melhores caminhos para garantir o sucesso da sua empresa. Além disso, a sua marca só tem a ganhar com os benefícios dessa prática, que são:
- Fidelização dos clientes;
- Maior satisfação dos clientes;
- Melhoria da imagem da empresa;
- Aumento das vendas;
- Maior eficiência no atendimento.
E para atingir esses objetivos, há algumas táticas que podem ajudar a sua equipe de atendimento a implantar ou evoluir esse processo na sua empresa.
4 táticas de atendimento para a sua empresa
Entre as técnicas aplicadas para otimizar o atendimento aos clientes da sua empresa, há algumas que não podem faltar e nem falhar durante esse processo. Por isso, confira quais são as táticas indispensáveis para a sua empresa e equipe:
- Disponibilizar diversos canais de comunicação para que o cliente possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
- Manter comunicação aberta e transparente com os clientes, para que eles se sintam valorizados e confiantes na empresa.
- Monitorar a satisfação dos clientes para identificar pontos de melhoria e ajustar as táticas utilizadas, processos de atendimento e dúvidas frequentes.
- Treinar a sua equipe para oferecer um atendimento personalizado, resolutivo e efetivo.
Nem todas as táticas são fáceis de implementar e gerenciar, mas elas são indispensáveis em uma estratégia a longo prazo para o seu negócio. No entanto, investir em tecnologia pode ser um caminho facilitador deste processo.
Use a tecnologia a favor do seu cliente e do seu negócio
Utilizar ferramentas que oferecem atendimento integrado em diversos canais de comunicação otimiza o tempo de atendimento e permite conhecer melhor o cliente e suas necessidades.
Aliás, a tecnologia é uma grande aliada para manter a consistência no atendimento, o histórico de conversas e o conhecimento profundo do cliente.
Criar um relacionamento duradouro e fidelizar os clientes é o sonho de todo empreendedor. E a Absoluta Tecnologia pode te dar um apoio na realização dele com a plataforma UPPCHANNEL.
Use UPPCHANNEL para melhorar o seu atendimento
A Uppchannel é uma ferramenta desenvolvida pela Absoluta Tecnologia para facilitar os processos de atendimento aos clientes das empresas.
Com ela, é possível integrar diferentes canais de comunicação, como chat, telefone, e-mail e diversas redes sociais, como o WhatsApp, em uma única plataforma.
Com a centralização do atendimento, a sua equipe consegue ser mais eficiente e personalizar a experiência do cliente.
Afinal, neste espaço ficam os históricos de atendimento, possibilitando entender quais as necessidades do público e oferecer as melhores soluções para ele.
Lembra da pesquisa que citamos lá no começo? Clientes mais satisfeitos retornam para comprar das empresas em que são bem atendidos!
Venha fazer a diferença com UPPCHANNEL! Fale JÁ com um especialista.
Com a Absoluta Tecnologia os seus negócios vão além!