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Sistema de chatbot

Confira 5 formas de usar chatbots para vender mais

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A sua empresa ainda não trabalha com algum tipo de autoatendimento ao cliente? Bom, então estamos aqui para alertar você sobre o futuro do mercado. Uma pesquisa divulgada pela Gartner estima que até 2025 cerca de 70% das empresas vão trabalhar com algum tipo de tecnologia para automação, inclusive de atendimento aos clientes. E é nesse ponto em que os chatbots se destacam como auxiliares do processo de vendas.

Afinal, a venda, principalmente online, segue alguns passos até o consumidor decidir levar para casa o seu produto ou solução. Por isso, é importante você conhecer o passo a passo de um funil de vendas e como a tecnologia pode te ajudar a prosperar nos negócios.

 

Entenda o que é funil de vendas

Talvez você ache que as vendas na sua empresa não dependem só do ponto de contato para atendimento. No entanto, ele é fundamental para fechar bons negócios. E as suas vendas também acontecem por canais como o WhatsApp e redes sociais, é aí que esse processo aumenta muito mais. Geralmente o conhecido funil de venda se divide entre:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do Problema
  • Consideração da Compra
  • Decisão de Compra
  • Venda
  • Pós-venda

Desde o primeiro passo, a disponibilidade de atendimento tende a ser fundamental para o sucesso das vendas na sua empresa. Só que atender diversos canais de forma descentralizada pode gerar desencontro de informações. Por isso, investir em tecnologias próprias para facilitar esse trabalho da sua equipe é positivo aos seus negócios.

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ajudar a sua empresa. Vamos passar algumas dicas para alavancar as vendas e os resultados da sua equipe comercial.

 

5 dicas para vender mais com o uso de chatbots

Confira algumas uma lista repleta de informações sobre como o uso da tecnologia em automação pode ajudar no seu atendimento ao cliente.

 

1 – Contato rápido na realização de cadastros

A maioria das pessoas estão muito mais dispostas a informar seus dados durante um fluxo de atendimento do que em um formulário online. Logo, um contato rápido e assertivo com perguntas simples e diretas ajuda você a reter informações preciosas sobre os seus leads.

A partir deste momento, você poderá utilizar um chatbots para desenhar fluxos de atendimento. Esse fluxo permite que seus clientes se mantenham ativos em uma conversa até chegar a vez deles no atendimento. Isso reduz a taxa de desistência de um atendimento e permite uma maior possibilidade de fechar vendas.

 

2 – Uma pré-venda interativa

O chatbot permite contato com a sua empresa por diversos fluxos de atendimento. E nesse processo, você já pode incluir áreas, setores, produtos, dúvidas e pedir mais informações sobre o motivo do contato. Assim, quando de fato o cliente chega em atendimento, não precisa responder várias perguntas.

A inteligência artificial identifica respostas e segue para a próxima etapa. No entanto, uma dica é nunca se esquecer de também dar a opção de solicitar o atendimento humano ou de retornar ao menu anterior.

E assim a pré-venda aparece, inclusive, classificando se o seu lead está apto a comprar. Pela automação é possível enviar formas de pagamento e até deixar um pedido finalizado. E sabe-se que muitas compras são feitas ou finalizadas por impulso ou pela urgência. Logo, quanto mais fácil finalizar um pedido com a sua empresa, maior tende a ser a taxa de vendas.

 

3 –  Centralização de atendimentos e segurança

Chega dos seus colaboradores precisarem fazer login em diversas plataformas para finalizar atendimentos e fechar vendas. Com uma ferramenta de automação de atendimento você pode centralizar o acesso em um só lugar, isso é mais segurança e praticidade para você bem atender os seus clientes.

Com isso, você tem maior controle de tempo de atendimento, número de contatos e pode mudar estratégias para também aumentar o número de vendas. Também, dá para contabilizar o maior motivo das desistências e tratar o problema com estratégia.

Assim, a sua equipe comercial fica no controle e pode ser mais assertiva no que oferecer aos clientes que tenha desistido. Aquela oferta final é feita sob medida para as necessidades do cliente. Afinal, os históricos de atendimento estão todos ali e basta conferir.

 

4 – Não fique refém do horário comercial

Já parou para pensar que o seu cliente pode se sentir perdido por mandar uma mensagem logo após o fim do horário comercial? Então, os chatbots estão aí para diminuir esse problema também. Afinal, muitos se irritam por não terem as necessidades atendidas no tempo deles.

Como a sua empresa, muitos leads podem estar trabalhando em horário comercial e não conseguir dar continuidade a um atendimento. Mas a automação poderá auxiliá-lo com fluxos de autoatendimento que podem tirar dúvidas ou até agendar um novo contato em momento oportuno.

Mas, na maioria dos casos, o seu cliente pode sair bem atendido e até com um produto seu na sacola sem qualquer tipo de interação humana. Basta você guiar bem os fluxos para que ele ofereça as soluções certas no tempo certo de uma conversa.

 

5 – Invista em uma boa experiência ao cliente

E aqui nós não estamos falando apenas de mimos, mas que o bom atendimento pode começar e finalizar como o uso da tecnologia em automação. Com isso, investir nessa solução também significa investir na experiência do cliente. E quanto melhor for, maior é o número de vendas.

Como uma coisa puxa a outra, é importante você entender que o chatbot não substitui a sua equipe de vendedores. Mas ele permite que ela tenha mais liberdade de atender de forma mais dedicada, assertiva e rápida os clientes que precisam desse amparo no processo de compra.

Além disso, é possível implementar ações de pós-venda que permitem reativar clientes, melhorando as taxas de recompra e segurando as taxas de inadimplência. Pois um contato mais direto permite perceber se as coisas tem ido bem e se vale a pena aumentar ou reduzir o limite de crédito de algum parceiro visando a saúde financeira do seu negócio.

Gostou das dicas? Então invista agora em chatbots na sua empresa!

 

Ferramenta de chatbot é com o UPPCHANNEL

O UPPCHANEL é uma empresa de soluções de automação para atendimento dos clientes via plataformas de chat. Seja nos canais de atendimento da sua empresa ou redes sociais, trabalhamos com a construção de fluxos de atendimento que melhoram as suas oportunidades de venda.

Aqui você centraliza os atendimento e informações em um só lugar. Além disso, centraliza indicadores importantes para a equipe comercial sobre o seu negócio. Venha fazer a diferença!

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