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Omnichannel: saiba como realizar um atendimento eficiente

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Como está a satisfação dos clientes com o atendimento da sua empresa? Sabemos que os desafios de hoje são muito maiores do que os anteriores. Afinal, em um mundo hiperconectado, a experiência de atendimento precisa estar integrada, ser rápida e segura. E nestes casos, o omnichannel é a solução.

Para quem nunca ouviu falar, o omnichannel é uma solução de vendas que busca integrar o atendimento dos clientes em um único lugar. No entanto, não é que os clientes vão ter só um canal para entrarem em contato, mas que a sua empresa precisará acessar apenas um para responder todos.

Quer saber mais? Confira o conteúdo que a Absoluta Tecnologia desenvolveu para detalhar mais sobre o tema.

 

5 motivos pelos quais o Omnichannel pode ajudar a sua empresa

Com a centralização dos atendimentos em um só lugar, o omnichannel permite um maior controle de processos. As respostas e dúvidas conseguem ser contabilizadas. Um atendimento iniciado no Instagram pode, por exemplo, ser terminado no WhatsApp com o mesmo vendedor.

Viu como o omnichannel pode ser a solução de atendimento na sua empresa? Ainda está com dúvidas? Então, confira alguns dos motivos pelos quais você deve dar espaço para essa tecnologia em seu negócio.

 

1.   Melhora o tempo de resposta e de atendimento

Um atendimento centralizado evita frustrações desnecessárias nos seus clientes. Afinal, a equipe consegue atender por ordem de chegada as demandas de respostas em diversos canais.

Independente do canal, é possível direcionar o atendimento para quem, de fato, poderá resolver a questão que foi o motivo do contato do cliente com o seu negócio.

Com um tempo de espera reduzido, a tendência é que seus clientes fiquem mais satisfeitos e comprem mais da sua empresa.

 

2.   Automatiza processos

Otimizar o tempo dos seus vendedores com os clientes é crucial no momento do atendimento. Além disso, é possível dedicar alguns dos canais de contato especificamente para vendas, enquanto outros vão servir apenas para tirar dúvidas.

Na automatização de processos, você encontra no WhatsApp ou em um chat nativo do seu site uma lista de opções que podem ser personalizadas. Em alguns passos, você pode indicar a necessidade de incluir dados como o nome, algum documento e depois direcionar para o motivo do contato.

Essa é uma replicação das centrais de atendimento telefônico, só que no mundo digital. Desta forma, a pessoa que chega para atender vai ter quase todos os dados e informações para falar sobre esse tema sem precisar aguardar o envio dessas informações.

E como tempo é dinheiro, se a sua equipe é mais assertiva e ágil nos seus processos, melhor é para a sua empresa.

 

3.   Permite descobrir qual o canal preferido dos clientes

Bom, não só é possível saber qual o canal de atendimento que os seus clientes preferem, como é possível otimizar eles. Caso você não deseje mais continuar com algum tipo de atendimento, é possível decidir baseado em dados e não apenas na intuição.

Afinal, já pensou em desativar o chat do Instagram e direcionar tudo para o WhatsApp, sendo que é na outra rede social que as taxas de vendas são maiores? Com essa informação você consegue direcionar à equipe a dedicação que precisam ter em todos, mas também em qual a atenção precisa ser maior.

 

4.   Torna o processo de negociação, venda e pós-venda mais simples

Já pensou que o seu cliente que entre em contato pelo Instagram para comprar pode não querer falar com você no WhatsApp? E a resposta para isso é simples, muitos associam já a rede social de bate-papo com trabalho, enquanto o Instagram a lazer.

Logo, a pessoa, geralmente, não quer misturar os assuntos e tenta dividir o foco pelas redes em que fala. É claro que a sua empresa pode seguir os protocolos de fazer a venda pelo WhatsApp, mas nada impede que o atendimento não possa começar por um canal e terminar em outro.

Por isso, esteja aberto para essas possibilidades. E, claro, sempre que for mudar de canal, facilite a vida do cliente. Envie um link de contato direto ou peça o número e chame você o cliente no WhatsApp.

Ah, e o melhor é que quando você tem os históricos bem registrados, você consegue dar um suporte ainda melhor ao cliente.

 

5.   Indicadores da área tornam-se acessíveis e úteis ao negócio

Os dados nas empresas são o destaque deste momento. No entanto, é necessário analisá-los para que eles se tornem indicadores dentro do seu negócio. E o omnichannel é uma das formas de realizar essa ação.

E há diversas soluções no mercado que fornecem de forma prática e rápida uma integração de canais e um atendimento digital (com atendentes integrados em qualquer lugar do mundo). Além disso, muitas delas já trazem os indicadores preciosos ao seu negócio, como:

  • taxa de conversão de atendimento em venda;
  • tempo de espera;
  • número de atendimentos por atendentes;
  • número de vendas por atendente;
  • número de atendimento por canal;
  • pesquisa de satisfação (NPS) por atendimento.

E esses são só alguns dos muitos benefícios que um atendimento centralizado pode trazer de benefícios para a sua empresa.

 

UPPCHANNEL é a ferramenta Omnichannel

O UPPCHANNEL é uma estratégia de convergência de omnichannel para a sua empresa. Essa é uma solução da Absoluta Tecnologia que integra os seus canais de atendimento. Confira os canais compatíveis com a ferramenta:

  • Whatsapp
  • Telegram
  • SMS
  • Chat
  • Messenger
  • E-mail

Está esperando o quê? Com o UPPCHANNEL o seu atendimento melhora, a satisfação do seu cliente aumenta, a reputação da sua marca ganha mercado e o desempenho em vendas da sua empresa cresce.

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