Você sabia que empresas que recebem ligações de clientes têm mais chances de fechar negócio com ele? E que os clientes que fazem ligações para as empresas estão mais propensos a efetivar a compra?
Uma pesquisa divulgada apontou que, durante a pandemia, cerca de 60% dos brasileiros realizaram ligações para empresas querendo saber mais sobre preços.
O estudo divulgado pelo jornal Metrópoles destaca ainda que cerca de 16% das ligações recebidas não chegaram a ser atendidas. Logo, pode ser que seu cliente esteja ligando e você não consiga atender.
E isso se aplica a muitos fatores, desde a ausência de uma equipe dedicada para tal até falta de um central com informações de horários de disponibilidade.
Por isso, a sua empresa precisa se atentar aos canais de contato utilizados e otimizar os processos com apoio de tecnologia. Afinal, perder a ligação de um cliente pode significar a perda de vendas.
Entenda o comportamento do cliente que liga
Geralmente, as ligações são utilizadas para tentar resolver os assuntos de forma mais imediata. A urgência é um fator determinante na escolha da ligação como uma forma de contato com as empresas. Por isso, as pessoas ainda optam por esta ferramenta de contato ao invés de outros canais de atendimento frente às redes sociais, incluindo o WhatsApp.
Dentro de níveis de atendimento, o modelo a se observar seria:
- Atendimento imediato – ligação.
- Atendimento várias vezes ao dia – chat próprio, WhatsApp e redes sociais.
- Atendimento poucas vezes ao dia – e-mail e formulários de contato do site.
Com atendimento mais prático, a ligação torna a observação das dificuldades do cliente mais perceptíveis e é possível usar a entonação da voz e até as pausas para poder humanizar as suas respostas. Já os outros canais de contato tendem a ter um atendimento mais direto e menos imediatista.
O que fazer para melhorar o atendimento?
Diante deste contexto, é importante utilizar o telefone como uma ferramenta de contato com um atendente disponível. Entende-se que ela é buscada quando não se pode resolver esse assunto por um outro meio de contato que a sua empresa disponibiliza.
Há a necessidade de detalhar um processo sobre os scripts de vendas e de atendimento ao cliente, listando as dúvidas frequentes e desafios do processo. Com isso, é possível criar um atendimento mais estratégico e resolutivo, que fecha as vendas em menos tempo.
Automaticamente, se a sua empresa conseguir ser mais resolutiva nos atendimentos aumentará as vendas. E por resultado há melhora na receita da sua empresa, expandindo o mercado sem necessariamente aumentar a sua equipe. Mas para isso é preciso utilizar a tecnologia, visando centralizar os dados dos contatos e também otimizar os horários de atendimento da sua equipe de vendas.
Invista em tecnologia para atender ligações de clientes
A tecnologia chegou para ficar em diferentes processos, e não é diferente quando o assunto é atendimento ao cliente por ligações. A Unidade de Resposta Audível (URA) é uma dessas opções. Com ela você consegue configurar um atendimento com opções rápidas que já direciona o cliente para o atendente que pode resolver as suas pendências.
Com essa inovação é possível otimizar o tempo de atendimento, não deixando o cliente insatisfeito. Afinal, quanto mais o processo demora, maior é a possibilidade de ele desligar a ligação para a sua empresa ou até do sinal de telefone cair. Além disso, os menus permitem que você colete algumas informações de pré-atendimento, facilitando o processo com o atendente direto na venda.
Centralize informações
Você consegue centralizar painéis de atendimento onde recebem as ligações online e distribuem entre os atendentes, o que torna a distância física um fator irrelevante nos atendimentos da sua empresa. Os seus atendentes podem estar em diferentes locais, estados e até países, mas conseguem manter os atendimentos aos clientes da sua empresa.
A tecnologia permite que você tenha jornadas de trabalho mais flexíveis e consiga atender os clientes até além do horário comercial convencional. Isso pode se tornar um diferencial da sua empresa, já que durante o horário comercial, geralmente, os seus clientes também estão ou deveriam estar trabalhando.
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A Absoluta Tecnologia é uma empresa de soluções de automação para atendimento. Aplicamos inovação nos seus processos, fazendo a tecnologia trabalhar a favor dos seus negócios.
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