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Mulher utilizando a tecnologia para realizar compras pelo computador com seu cartão de crédito

Comércio do futuro: principais tendências aliadas à tecnologia

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As ferramentas omnichannel já são consideradas o futuro da tecnologia para o comércio por permitirem que as empresas ofereçam uma experiência de compra mais completa e personalizada para os clientes, integrando diferentes canais de comunicação, possibilitando o atendimento em tempo real e a análise de dados.

Com o aumento da concorrência no mercado e a crescente demanda por soluções tecnológicas que facilitem a vida do consumidor, investir em ferramentas omnichannel se torna cada vez mais essencial para as empresas que buscam se destacar e garantir sua relevância no cenário atual.

Esse tipo de ferramenta está cada vez mais popular entre empresas de diferentes segmentos e tamanhos, principalmente aquelas que buscam oferecer uma experiência de compra mais completa e satisfatória para seus clientes.

O formato omnichannel possibilita a integração dos diferentes canais de comunicação utilizados pela empresa, como lojas físicas, sites, aplicativos móveis, redes sociais e atendimento por telefone, permitindo que o cliente tenha uma experiência fluida e consistente em todos eles.

Entre os recursos mais comuns das ferramentas omnichannel, destacam-se a gestão unificada de estoques e pedidos, a possibilidade de atendimento personalizado e em tempo real, a integração de dados e informações dos clientes, a automação de processos e a análise de dados para tomada de decisões estratégicas.

Com isso, as empresas podem melhorar a eficiência operacional, aumentar a satisfação e fidelização dos clientes e, consequentemente, obter melhores resultados financeiros.

 

Tendências para o comércio

Desde o início da pandemia, aproximadamente 22 milhões de consumidores no Brasil aderiram às compras por meio de aplicativos, o que incentivou inúmeras empresas a expandirem seu comércio eletrônico e atenderem às novas necessidades do público brasileiro.

Esse desenvolvimento tecnológico foi impulsionado pelo aumento da demanda de consumidores que estão cada vez mais dispostos a realizar compras online, o que resultou em uma variedade de canais disponíveis para esse atendimento.

Para acompanhar essa mudança, é fundamental compreender a importância da estratégia omnichannel, que consiste em integrar os diferentes canais para garantir uma experiência de compra mais eficiente e satisfatória.

O NRF 2023, maior evento de varejo do mundo, apresentou em janeiro desse ano, em Nova Iorque, as principais projeções para o setor. E a tecnologia se consagrou como aliada oficial na busca pela conexão com os consumidores.

A humanização do atendimento ao cliente, seja em relações B2C ou B2B, também foi um tema importante nas discussões levantadas no evento. Isso comprova que o conceito H2H (Human to Human) tem ganhado cada vez mais destaque, enfatizando a ideia de que, independentemente do modelo de negócio, as negociações sempre envolvem pessoas.

Por isso, é importante ter cuidado com todos os canais de comunicação, aproveitando as facilidades oferecidas por bots e chats automáticos, mas apenas como uma forma inteligente de complementar o atendimento humano e personalizado.

Veja logo abaixo mais alguns pontos que merecem destaque nas projeções para o comércio do futuro.

 

Web Inteligente

Conhecida também como Web 3.0, essa nova fase tem como foco proporcionar ao usuário um maior controle sobre o uso dos dados gerados por ele no ambiente digital. A Web Inteligente não só promete otimizar as informações disponíveis, mas também oferecer mais segurança, transparência e velocidade.

Essa evolução tecnológica oferece aos varejistas uma oportunidade única de divulgação visual dos seus produtos, permitindo que eles se libertem do modelo tradicional e estabeleçam um engajamento direto com a marca.

 

Comércio eletrônico 3D

Essa projeção aposta em trazer a experiência tridimensional para dentro das páginas web. Com isso, um cliente pode simular no site a experiência de estar presente na loja, navegando pelo ambiente e vendo os itens nas prateleiras, quase como no uso de realidade aumentada. Já existem estudos que apontam que o 3D dentro do e-commerce pode aumentar a taxa de conversão em até 80%.

 

Drones e Robotização

Essa é uma realidade que pretende melhorar a produtividade das empresas nos centros de distribuição e setores de entrega, assim como impactar de forma positiva na experiência do consumidor. Testes de drones já estão sendo realizados com foco na última etapa do processo de entrega de uma mercadoria ou produto. E isso já chegou no Brasil.

Salvador, na Bahia, é a primeira cidade brasileira a possuir um projeto avançado de logística aérea não tripulada, usando drones integrados a modais limpos (como bicicletas e motos elétricas) para entrega de produtos. A rede já está em fase final de testes e conta com 11 pontos de pousos e decolagens, os chamados droneports, espalhados pela cidade.

 

Inteligência artificial e uso de dados

Um dos pontos principais para colocar o cliente no centro de todas as decisões é usar a coleta de dados para oferecer uma experiência de compra personalizada. A Inteligência artificial aparece em destaque em praticamente todos os processos do varejo e é uma ferramenta que pode impulsionar resultados e aproximar as marcas ainda mais dos clientes.

É importante ressaltar que todo esse processo deve fortalecer ainda mais a ideia do omnichannel. Ao contrário do que se pensava anteriormente, as lojas físicas não irão perder espaço, mas precisam ter mais destaque para o consumo do futuro. É preciso oferecer experiências para além da simples transação de compra e esse relacionamento deve estar conectado com os meios digitais.

Isso acontece porque o cliente se relaciona com as marcas, não com os canais de vendas. A loja precisa ser vista como um centro que adquire e engaja clientes, uma unidade, que fala sempre a mesma língua. Da mesma forma, as redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes como um canal de comunicação que gera vendas.

Por isso, investir em tecnologia para integrar e agilizar esse relacionamento é a chave para alinhar a sua empresa com os novos comportamentos de consumo. Uma ferramenta que traz esses facilitadores é o Uppchannel, da Absoluta.

 

Com Uppchannel, você consegue reunir todos os canais de atendimento da sua empresa em um só lugar: WhatsApp, Telegram, SMS, chat do seu site, Messenger, e-mail, directs do Instagram, YouTube, Google Chat, Mercado Livre, Teams, Facebook e Reclame Aqui.

Tudo concentrado para um atendimento rápido, eficiente e descomplicado. Com a plataforma também é possível integrar dados do CRM e ERP para emitir segunda via de boletos, informar status de protocolos, confirmar atendimentos, consultas ou visitas de forma automatizada e salvar a comunicação com o seu cliente de forma organizada, mantendo históricos.

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