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Colaboradora usando o notebook, fazendo atendimento pelo WhatsApp.

Intensifique o atendimento via WhatsApp na sua empresa

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A sua empresa já usa o WhatsApp como principal ferramenta no processo de vendas? Caso ainda não aplique, está em tempo de você mudar essa realidade no seu negócio. Afinal, o WhatsApp é o canal de atendimento preferido entre clientes de diferentes segmentos.

Para 64% dos consumidores, seja durante a venda ou no pós-venda, a preferência de atendimento é pelo WhatsApp. Em seguida, aparece o e-mail com 57% e 63%, chat com 46% e 50%, Instagram 47% e 44% e o Facebook 46% e 42%, respectivamente. Esse resultado foi obtido em uma pesquisa realizada com 300 companhias, avaliando a importância do uso de diferentes canais na relação com o consumidor.

E a Absoluta Tecnologia é especialista em atendimento ao cliente. Por isso, separamos um conteúdo repleto de dicas para a sua empresa alavancar vendas, fidelizar a clientela e alcançar resultados ainda melhores, investindo no uso da tecnologia. Confira!

 

10 dicas de atendimento no WhatsApp utilizando o Uppchannel

Agora que você já sabe que o WhatsApp é uma importante ferramenta de negócios, saiba que ao colocar em prática as dicas a seguir você pode melhorar os resultados do seu negócio.

Leia elas com atenção, avalie o que você já faz e otimize o que pode ser melhorado com uma ferramenta que integra seus canais de atendimento e leva diversas vantagens para sua empresa. Aproveitem sem moderação!

 

1. Use o API oficial do WhatsApp

Caso o número que a sua empresa usa e os clientes já conhecem não utilize o WhatsApp, não se preocupe. Afinal, com o Uppchannel é possível transformar um número convencional para ter todos os recursos do WhatsApp Business, mas com mais vantagens.

É importante que a sua empresa use essa ferramenta da plataforma, já que ela permite o acesso a inúmeras funcionalidades exclusivas como:

  • cadastros de horário de atendimento;
  • inclusão de endereço, site e link de redes sociais;
  • criação de catálogo de produtos;
  • entre muitas outras.

Com isso, é possível que você transmita uma imagem de marca mais profissional durante os seus atendimentos, o que favorece o fechamento de um negócio.

 

2. Divulgue o seu canal de comunicação

Agora que você já tem o seu número de WhatsApp, chegou a hora de divulgar ele para os seus clientes. Cadastre um link personalizado de acesso ao número em seu site, no link na bio do seu Instagram, inclua o número em cartões de visita, materiais de divulgação impressos ou digitais.

É importante lembrar de atualizar o número no perfil da sua empresa no Google, pois muitas pessoas buscam informações por lá. Mas se fizer um outdoor ou um anúncio na rádio, lembre-se do número.

 

3. Tenha múltiplos atendentes

O Uppchannel, com o API do WhatsApp, permite o atendimento com múltiplos atendentes utilizando um único número na plataforma. Ou seja, é possível que vários atendentes conectem-se ao mesmo tempo em uma conta, centralizando os atendimentos. Com isso, é possível atender o fluxo de demandas de pequenas e grandes empresas.

Nesta versão, é possível classificar clientes, fixar conversas e dar dinamismo aos atendimentos e vendas a serem realizados. Independentemente se a sua empresa trabalha ou precisa de uma equipe maior, com nossa solução você estará apto a ampliar esse processo.

 

4. Aposte em textos curtos e mensagens assertivas

É preciso ser gentil sem exagerar, falar pouco sem ser grosso e mandar mensagens resolutivas sobre os temas perguntados. Já que há um grande abismo entre o que se deseja falar e o que o outro entende, opte por evitar regionalismos, gírias e piadas nas conversas.

Outra questão é definir o tom de voz da sua marca. Se ele será formal, despojado ou sério. É preciso criar regras sobre o uso ou não de abreviações e quais emojis estão liberados. É preciso seguir a linha dos atendimentos, mas não perder a identidade do seu negócio.

 

5. Crie um catálogo com produtos ou serviços

Com o WhatsApp API é possível a criação de catálogos de serviços ou produtos, com possibilidade de cadastro de fotos e preços. Aliás, é possível que o seu cliente finalize uma compra direto na ferramenta.

Os catálogos economizam tempo, já que podem ser encaminhados diretamente no bate-papo de clientes interessados. Assim como eles podem retornar na sua conversa indicando os produtos ou serviços que têm interesses. É importante lembrar de seguir as regras da plataforma e não oferecer produtos proibidos.

 

6. Crie um banco de respostas para dúvidas frequentes

Há sempre aquelas dúvidas que se repetem entre os clientes. E para facilitar o atendimento, é possível cadastrar respostas direto na sua conta do API do WhatsApp. Assim, quando essas perguntas surgirem, basta você encontrar as suas mensagens cadastradas prontas para enviar.

Isso economiza seu tempo e o do cliente, pois eles recebem informação rápida e você não precisa parar para digitar toda vez a mesma mensagem.

Outro recurso interessante é a possibilidade de cadastrar chatbots direcionando ao SAC da empresa, agilizando o atendimento ao liberar atendentes para questões mais complexas.

 

7. Cadastre o horário de funcionamento

O horário de funcionamento deve ser cadastrado nas configurações da conta. Assim, os seus clientes sabem quando há atendentes para sanarem as suas dúvidas e quando não tem.

Além disso, o horário de atendimento vira uma das mensagens de fácil acesso no banco de respostas para ser encaminhada aos clientes. E esse horário também permite o cadastro de respostas automáticas para o período de ausência, sendo que as informações delas podem ser alteradas no perfil.

 

8. Automatize mensagens

Mensagens de boas-vindas e ausência podem otimizar o seu processo. Com o Uppchannel, você tem ainda mais possibilidades: a implantação de uma ferramenta de chatbots, elevando o atendimento pelo WhatsApp da sua empresa para outro nível.

Afinal, o chatbot permite o cadastro de uma sequência de perguntas e respostas de autoatendimento. Isso direciona o consumidor a escolher a opção que mais se enquadra na sua necessidade, bem como forneça dados prévios que agilizem um processo de compra.

Assim, os seus atendentes podem focar no processo de vendas, oferecendo as melhores condições e itens. Isso tudo sem se preocupar em perguntar várias vezes o nome completo e o e-mail do cliente.

 

9. Responda de forma ágil

É preferível que você sempre atenda os seus clientes o mais rápido possível. Caso esse tempo esteja se estendendo para uma espera maior do que meia hora, é preferível que seja aumentado o quadro de funcionários do setor para reduzir a insatisfação por tempo de espera.

Afinal, o Código de Defesa do Consumidor estipula um tempo de espera máximo razoável de 30 minutos para fila de bancos. Logo, se o seu cliente te procura online ele deseja ter mais agilidade no atendimento do que em um espaço físico. Pense nisso!

 

10. Invista em tecnologia

A tecnologia é uma das maiores aliadas do seu atendimento no WhatsApp. Invista no uso dela com a integração em plataformas autorizadas para aplicação de chatbots, como o Uppchannel, que possui o API oficial do WhatsApp.

Assim, você consegue crescer a sua equipe de atendimento, aplica automação no atendimento, cria controle de processos, gera dados de atendimento, monitora a assertividade de vendas e consegue otimizar processos que alavancam o seu negócio.

 

Atendimento ao cliente é um importante meio de fidelização

Tão importante quanto saber qual canal usar, é saber como usar. O WhatsApp API é uma poderosa ferramenta de troca de mensagens, arquivos e mídias que favorece a comunicação durante um processo de vendas. Só que um bom atendimento prestado tende a ser a isca perfeita para a fidelização de clientes, sendo muito mais importante até que os preços praticados.

E o fato de existir um canal de atendimento preferido não anula a importância de todos os outros. No entanto, indica em qual vale a pena concentrar maior tempo e investimentos para retornar em forma de lucro através de vendas realizadas. A Absoluta Tecnologia tem uma solução que atende e integra todos os seus canais de atendimento em um só lugar. Conheça!

 

O Uppchannel integra soluções ao WhatsApp da sua empresa

O Uppchannel é uma solução da Absoluta Tecnologia que integra em um só espaço os principais canais de atendimento ao cliente do seu negócio. Neste sistema, o destaque é para o API do WhatsApp, que possui módulo de integração com aplicação de chatbot.

Assim, a sua equipe de atendimento trabalha integrada com uma interface intuitiva, que facilita o atendimento aos clientes. Em contrapartida, os clientes recebem um atendimento mais direcionado, independente do canal pelo qual entram em contato.

Já a sua empresa ganha ao integrar soluções de dados e vendas, que podem ser mapeadas. Com isso, você identifica padrões e repete soluções de sucesso para o seu negócio.

Gostou dessa solução? Então entre em contato!

Com a Absoluta Tecnologia os seus negócios vão além!

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